Menu
Mais Esportes

COB diz que vai esperar resultado oficial para o caso Rebeca Gusmão

Arquivo Geral

08/11/2007 0h00

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou comunicado oficial nesta quinta-feira comentando a suspeita de doping sobre a nadadora Rebeca Gusmão. Na nota, a entidade diz que aguardará o resultado oficial sobre o caso e acatará a decisão das autoridades internacionais.

Segundo o COB, boa parte dos atletas convocados para os Jogos Pan-americanos do Rio passou por exame antidoping antes da competição, inclusive a própria nadadora. Houve apenas um caso positivo, o do ciclista Magno Nazarét, que foi cortado da delegação.

Confira a íntegra do comunicado:

Diante do noticiário recente sobre o caso envolvendo a nadadora Rebeca Gusmão, integrante da delegação brasileira que representou o país nos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, o Comitê Olímpico Brasileiro – COB vem a público informar que:

1 – O COB aguardará a decisão final das entidades internacionais responsáveis (Federação Internacional de Natação – FINA e Organização Desportiva Pan-americana – ODEPA) sobre as questões que envolvem a nadadora, não tendo até o momento recebido qualquer comunicação oficial por parte destas entidades.
2 – Caso se confirme o caso de doping da nadadora, desde já o COB informa que acatará as decisões finais das entidades internacionais responsáveis, ainda que estas decisões impliquem na perda das medalhas pela atleta, e conseqüentemente pelo Brasil, independente dos prejuízos técnico e moral que esta decisão possa causar ao esporte brasileiro.
3 – Na preparação da equipe brasileira para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, o COB realizou cerca de 900 exames preventivos nos atletas brasileiros, inclusive Rebeca Gusmão (no Troféu Brasil de Natação), tendo sido apurado um caso positivo, o do atleta Magno Nazarét, do ciclismo. O atleta foi automaticamente impedido pelo COB de disputar o Rio 2007.
4 – Por fim, o COB reitera sua tolerância zero ao doping e reafirma que continuará empenhado em combater esta prática no meio esportivo olímpico brasileiro, seja com ações de educação e prevenção, seja com o afastamento de atleta nesta condição pertencentes à delegação olímpica, pan-americana ou sul-americana.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado