Aos 60 anos e ex-presidente da Varig no período de 2002 a 2005, Carlos Luiz Martins é engenheiro de formação e foi comandante de aviação durante 32 anos. Como presidente da Varig participou do processo de saneamento da empresa.
“A vela vai muito bem tecnicamente. Minha função será administrativa. Não conheço detalhes da situação financeira e contábil da FBVM e seria precipitado falar qualquer coisa sobre esses problemas nesse momento. O mais importante é que a modalidade siga com tranqüilidade a preparação para a disputa dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e dos Jogos Olímpicos Pequim 2008”, afirmou.
Além da experiência executiva e administrativa, Carlos Luiz Martins tem várias ligações com a modalidade. Praticante das classes Snipe, Hobbie Cat 16, Tornardo e Prancha à Vela, além de ter integrado a tripulação do veleiro Saga, que conquistou a regata Buenos Aires – Rio em 1973. Também praticou esqui aquático e foi um dos pioneiros do ultraleve no Brasil.
A intervenção do COB foi solicitada no último dia 22 de janeiro pela então Diretoria da FBVM e pelo Conselho de Representantes da entidade, após o pedido de renúncia da antiga diretoria presidida por Lars Grael. Atendendo ao convite do Comitê Olímpico, Grael e o ex-vice-presidente Alan Adler permanecerão à frente da parte técnica da entidade.