O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da nadadora Maria Lenk e do ex-diretor técnico do COB Renato Borges da Fonseca, ocorridos nesta segunda-feira. Primeira mulher brasileira a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos (Los Angeles-32), Maria foi uma das pioneiras do esporte brasileiro, tendo escrito seu nome na história da natação e do próprio esporte olímpico do Brasil.
Borges da Fonseca foi diretor do COB entre 1989 e 1995, além de ter presidido a Confederação Brasileira de Remo e integrado a Assembléia do Comitê Olímpico.
Da China, onde participa da 8ª reunião da Comissão de Avaliação dos Jogos Olímpicos Pequim-2008, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, recebeu as notícias com consternação: “São duas perdas irreparáveis para o esporte olímpico brasileiro. O Dr. Renato pelo trabalho desenvolvido no COB e na CBR, e a Maria Lenk por tudo o que ela representa para o esporte no Brasil. Felizmente pudemos homenageá-la ainda em vida, com a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, um dos momentos marcantes do Prêmio Brasil Olímpico 2004, e recentemente ficamos muito felizes com a homenagem que a Prefeitura do Rio fez ao dar o nome de Maria Lenk ao Parque Aquático da Cidade dos Esportes, que será o palco da natação, dos saltos ornamentais e da natação sincronizada durante os Jogos Pan-americanos. Este é um momento de luto para todos nós”.