Menu
Mais Esportes

Clássicos que decidiram a Copa do Brasil

Jornal de Brasília

24/04/2022 11h29

Atualizada 26/05/2022 11h32

A Copa do Brasil foi criada no ano de 1989 e em mais de 30 edições, somente em três oportunidades a final foi disputada por clubes rivais em seus estados. Isso se deve ao fato dessa ser uma das competições com o maior grau de dificuldade do país, pois acontece em formato de mata-mata.

Assim sendo, os clubes precisam ser cuidadosos e dar atenção ao torneio, se quiserem vencê-lo, já que os clubes menores e de divisões inferiores também podem buscar a taça. Dessa maneira, se um time der bobeira em um jogo e ser goleado, pode não conseguir a virada no jogo de volta e dar adeus a competição.

Rivais estaduais que fizeram finais na Copa do Brasil

Assim como foi dito anteriormente, somente em três oportunidades os clássicos estaduais decidiram a Copa do Brasil. Além disso, é preciso destacar que a primeira dessas finais com clássicos estaduais aconteceu quase 20 anos após a criação da competição.

A seguir mostraremos um pouco mais sobre essas decisões e como era o contexto na época em que foram jogados. Assim, é possível recordar qual dos clubes era favorito e tinha melhor campanha na competição.

  1. Flamengo x Vasco

O primeiro clássico estadual que decidiu uma Copa do Brasil foi Flamengo contra Vasco, conhecido como o Clássico dos Milhões. Isso ocorreu no ano de 2006, quando a competição contava ainda com 64 equipes e o Flamengo se sagrou campeão em cima do seu rival.

Tendo chegado aquela final com uma campanha um pouco tímida, o Flamengo venceu o Vasco em duas oportunidades, tanto na ida, quanto na volta. Além disso, é preciso destacar que os dois jogos aconteceram no Maracanã, estádio conhecido como casa dos times cariocas.

  1. Atlético-MG x Cruzeiro

Já a segunda final de Copa do Brasil decidida por um clássico estadual foi a de 2014, onde Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentaram. Naquele ano, o Galo vinha embalado, depois de vencer a Copa Libertadores no ano anterior, mas o Cruzeiro era o atual campeão brasileiro e viria a ser bicampeão ao final do ano.

Dessa maneira, a final tinha tudo para ser uma das mais eletrizantes de todos os tempos da Copa do Brasil. Sendo que, o fato do Galo ter feito viradas enormes na competição apimentou ainda mais as coisas.

Por fim, o Atlético-MG teve o mando do primeiro jogo, tendo vencido por 2 a 0, já na volta o mando era do Cruzeiro, entretanto, o rival também venceu o segundo jogo, por 1 a 0.

  1. Palmeiras x Santos

No ano seguinte, em 2015, a final da Copa do Brasil seria com mais um clássico estadual, desta vez, Palmeiras x Santos. Naquele mesmo ano, os times já tinham decidido o Campeonato Paulista, onde o Santos havia ficado com a taça e o Palmeiras tinha sede de vingança.

Assim sendo, a final daquele ano tinha tudo para ser bem disputada e foi. Com os dois jogos terminados com vitórias mínimas dos mandantes, a final seria decidida nos pênaltis. Por fim, o goleiro Fernando Prass converteu a última cobrança e dá o título para o Verdão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado