Menu
Mais Esportes

Circuito das estações Adidas reúne cinco mil na Esplanada

Arquivo Geral

19/06/2011 17h15

Oficialmente, o inverno chega à Brasília só na próxima terça, mas para os cinco mil participantes do Circuito das Estações Adidas, a estação se fez presente na manhã de ontem. A tradicional corrida, que acontece quatro vezes ao ano, uma a cada estação, fez milhares de atletas da cidade acordarem mais cedo para correrem na Esplanada dos Ministérios. A largada aconteceu às 8h e dividiu os atletas com melhores marcas dos outros, para facilitar a corrida para ambos.

  A prática já virou febre na cidade há muito tempo e cresce a cada dia. Para a servidora pública Adriana Oliva, primeira colocada nos 5km, correr é o complemento da academia. Ela tomou gosto pelo esporte há seis anos, e sempre que viaja, corre nas cidades por onde passa. Mas a primeira colocação foi algo inédito para Adriana, que disputou a prova pela oitava vez. “Nas outra sete vezes eu havia ficado na quarta colocação, e hoje (ontem) cheguei em primeiro. Foi o meu dia”, comemorou a servidora, orgulhosa por ter feito a marca de 21 minutos e 14 segundos.

Quem também teve motivos para comemorar foi o aposentado Francisco Ataíde, de 71 anos. Logo após cruzar a linha de chegada no percurso de 5km, ele já se preparava para correr a mesma distância de novo na Braskem Eco Run Brasília, prova que aconteceu no Parque da Cidade.

 O ex-jogador de futebol, que chegou a atuar no Guarany de Sobral-CE, resolveu largar o sedentarismo há dois anos e meio, e conta que perdeu 12kg neste tempo. “Fiquei 30 anos sem praticar esportes. É a melhor coisa que existe, correr é viver no futuro, traz tudo de bom”, vibrou Ataíde.

A prova mais disputada da manhã, os 10 km masculino, foi vencida pelo baiano Roberto dos Santos, que corre há 17 anos. O circuito não estava nos planos de Roberto, que desejava disputar a Maratona de São Paulo no mesmo dia. O que impediu o atleta de ir para a terra da garoa foi a já conhecida falta de patrocínio aos atletas da cidade. “Foi muito difícil. Estou um pouco travado, e estava treinando para a maratona de São Paulo, mas não consegui apoio”.

 Roberto lembra que largou o futebol por causa das inúmeras brigas e desavenças que encontrou no esporte. “Jogava futebol, mas tinha tantas brigas que acabei deixando de lado. Foi aí que descobriram o meu talento para a corrida”, explicou o atleta de 36 anos, que fez o tempo de 35 minutos e 48 segundos.

Ofegante, a analista do judiciário, Juliana Ribeiro, chegou em primeiro lugar nos 10 km. A corrida se tornou uma opção para ela há cinco anos, para passar nos testes físicos de concursos. “Estudava para a Polícia Federal e decidi começar a correr”, recorda Juliana, que diz não participar de muitas provas. “Quase não participo. Esse ano fiz só três,” garante.

 

Corrida é arte

 

Cada uma das provas do Circuito das Estações homenageia um pintor impressionista. O tema “Corrida é arte” foi inspirado em artistas impressionstas, movimento europeu do século XIX. Ao lado da linha de chegada, havia painéis com obras do parisiense Edgar Degas. Os outros pintores homenageados são Claude Monet, Auguste Renoir e Vincent Van Gogh.

Confira a classificação geral da prova:

 

5 km masculino

1º César da Silva – 15:45
2º Alessandro Ferreira – 16:03
3º José da Silva – 17:26
4º Antônio Neto – 18:05
5º Eduardo Lopes – 18:07

5 km feminino

1ª Adriana Oliva – 21:14
2ª Soraia Geyza – 23:03
3ª Larissa Santos – 24:17
4ª Maria Lopes – 24:21
5ª Solange Leal – 24:40

10 km masculino

1º Roberto dos Santos – 35:48
2º Francisco Freire – 36:15
3º Rodrigo da Rocha – 36:16
4º Reginaldo dos Santos – 37:12
5º Pedro de Oliveira – 37:13

10 km feminino

1ª Juliana Ribeiro – 43:05
2ª Darilene da Silva – 43:04
3ª Dayanne Borges – 43:42
4ª Cintia Gama – 44:03
5ª Dorimar Santos – 47:31

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado