Menu
Mais Esportes

Cineasta revela primeiros segredos da abertura das Olimpíadas de Pequim

Arquivo Geral

14/08/2007 0h00

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ainda é um enigma, mas o cineasta chinês Zhang Yimou, principal encarregado da festa, revelou hoje alguns de seus segredos à imprensa.

Zhang, o diretor chinês mais conhecido no resto do mundo graças a obras como “Herói” e “Lanternas Vermelhas”, começou a revelar a conta-gotas detalhes da cerimônia. Ela vai durar três horas e meia e contará com “10 mil sorrisos de crianças”.

O diretor explicou à agência “Xinhua” que está reunindo imagens de crianças de todo o mundo, de diferentes países e etnias. Os seus sorrisos aparecerão na cerimônia como complemento do lema de Pequim 2008, “Um mundo, um sonho”.

Os ensaios começarão em setembro, seis meses antes da inauguração do seu cenário, o Estádio Nacional de Pequim, também conhecido como “O Ninho”.

Outros cineastas foram convidados a contribuir, entre eles Steven Spielberg. Mas o americano causou polêmica ao afirmar que retirará sua colaboração se a China mantiver o seu apoio ao Governo do Sudão no conflito de Darfur.

A cerimônia está marcada para o dia 8 de agosto (o mês 8) do ano 2008, às 8 da noite. O número oito é considerado de boa sorte na cultura chinesa.

Zhang participou da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado