Mesmo com condições ruins de competir e ondas tubulares de apenas um metro, os surfistas estrearam na etapa de Maitland, em Newcaslte, Austrália. Na disputa válida pela WQS, nove brasileiros competiram e cinco garantiram vaga para a última rodada de baterias, que contará cada uma com quatro atletas (são oito no total). O defensor do título Neco Padaratz, que até conseguiu achar um tubo em sua volta, foi barrado pela nova geração australiana.
Já o catarinense Jean da Silva e o cearense Pablo Paulino continuam na briga direta pela liderança do ranking da etapa do WQS, que atualmente é defendida pelo espanhol Aritz Aranburu. Quem também garantiu passagem para a próxima bateria foram o cearense André Silva, o paulista Odirlei Coutinho e o carioca Leandro Bastos. Pelo lado feminino Jacqueline Silva e Silvana Lima também avançaram para as quartas-de-final do Midori Pro.
O destaque nas praias australianas foi Pablo Paulino. O cearense conquistou a única vitória verde-amarela em baterias, nesta sexta-feira, ao vencer o favorito australiano Glenn Hall. Além disso, o brasileiro tirou da competição o americano número três do ranking WQS, Bem Bourgeois.
< !-- /hotwords -- >