O único nadador brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos honrou seu favoritismo nesta sexta-feira, no Campeonato Paulista. César Cielo, campeão em Pequim-2008 nos 50m livre, conquistou a primeira colocação na mesma prova. Mas, como havia antecipado, não conseguiu um tempo tão bom.
Cielo nadou nas piscinas do Esporte Clube Pinheiros em 22s48, cerca de 1s a mais do que o tempo que obteve no Cubo D’Água nos Jogos da China em agosto deste ano. Na ocasião, para ficar com o ouro, o paulista de Santa Bárbara D’Oeste cravara 21s30, estabelecendo o novo recorde olímpico e beirando o mundial, de 21s28, pertencente ao australiano Eamon Sullivan.
No Campeonato Paulista, Cielo terminou com pouca vantagem sobre o segundo colocado: Nicholas Santos, que ficou a menos de 0,2s do campeão olímpico e completou os 50m em 22s66. O pódio foi completado por Fernando Souza, que conseguiu a marca de 23s20.
Cielo ainda participará mais três provas no Campeonato Paulista de Natação: os 100m livre, na qual conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, e os revezamentos 4x50m e 4x100m livre. O torneio no Pinheiros vai até domingo.
A agenda do paulista no Brasil neste final de ano é longa: Cielo ainda participará do Open de Florianópolis, a ser realizado na capital catarinense entre os dias 10 e 13 de dezembro, e no dia 14 estréia em Fortaleza no Torneio Internacional Gustavo Borges. Em seguida, ele embarca retorna para os Estados Unidos, onde mora, estuda e treina.