A conquista do oitavo título mundial de Cesar Cielo foi marcado por superação. O brasileiro levou a medalha de ouro nos 50m borboleta, na manhã desta segunda-feira, primeira prova após a absolvição do caso de acusação de doping, na última semana.
“Este ouro tem, definitivamente, um gosto diferente dos outros. Esta foi provavelmente a medalha mais difícil da minha vida. Sabia que iria competir contra os melhores do mundo, e ser capaz de competir depois do que passei no último mês, é realmente uma benção”, disse o brasileiro.
Cielo foi absolvido pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) na última semana pela ingestão de furosemida, diurético proibido no esporte por mascarar o uso de outras substâncias. O brasileiro foi apenas advertido, ao lado dos companheiros Nicholas Santos e Henrique Barbosa, medida aplicada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
O nadador exaltou sua conquista após a turbulência que viveu desde o dia 1º de julho. “Com o que aconteceu, era a hora de testar o quanto eu poderia suportar e se eu seria capaz de estar de pé novamente. Estou muito orgulhoso de mim mesmo por fazer isto”, declarou.
“Medalhas são importantes, mas não posso imaginar minha vida sem o ambiente da natação e os amigos que eu fiz”, concluiu o brasileiro. Apesar de ser aplaudido pelo público, Cielo teve que lidar com algumas vaias vindas das arquibancadas dos atletas. O nadador agora se prepara para defender os títulos nos 50m e nos 100m livre.