O brasileiro Cesar Cielo foi o terceiro em sua bateria e o quinto melhor das semifinais dos 100 metros livre nesta manhã de quarta-feira, no Mundial de Natação de Xangai, na China, com o tempo de 48s34. Na final, às 7h (de Brasília) da próxima quinta, ele terá a tarefa de superar o australiano James Magnussen, o mais rápido de hoje entre os 16 melhores.
Cielo já foi campeão dos 50 metros borboleta, que não são sua especialidade, nesta edição da competição. Nos 100 e nos 50 metros livre, por sua vez, ele defende o título conquistado na Itália, dois anos atrás. Mesmo assim, sabe que não terá vida fácil contra Magnussen, que vem se apresentando com um ritmo muito forte na prova de velocidade e fez 47s90 nesta manhã. O nadador de apenas 21 anos, inclusive, é apontado pelo brasileiro como grande favorito ao ouro.
Na bateria de hoje, o Cielo manteve o ritmo entre os três primeiros colocados, sendo ultrapassado pelo norte-americano Nathan Adrian na reta final da prova, que passou com a segunda melhor marca. Na outra bateria, o francês William Meynard – que havia feito o melhor tempo das eliminatórias – foi o primeiro colocado, com 48s25, o terceiro no geral.
Os outros garantidos na final desta quinta-feira são: o canadense Brett Hayden (que marcou 48s30), o holandês Sebastiaan Verschuren (48s41), o italiano Luca Dotto (48s44) e o francês Fabien Gilot (48s46).