O brasileiro Cesar Cielo garantiu na manhã deste domingo uma vaga na final dos 50m borboleta no Campeonato Mundial de Xangai. O nadador paulista avançou à decisão da prova ao vencer a segunda bateria da semifinal, com o tempo de 23s19, o melhor da competição.
Dono do melhor tempo do ano, obtido no Aberto de Paris, Cielo terá na final a vantagem de nadar na raia 4, reservada ao melhor atleta da semifinal, onde a influência das ondas causadas pelos competidores é menor.
O francês Florent Manaudou foi bem, obrigando Cielo a se recuperar após um início ruim de prova, e avançou à final com o terceiro melhor tempo. A segunda colocação geral ficou nas mãos do australiano Geoff Huegill, que marcou 23s26 na primeira bateria. O sul-africano Roland Schoeman, que fez duras críticas ao brasileiro pelo caso de doping por furosemida, ficou com o nono tempo e não se classificou.
A semifinal dos 50m borboleta foi a segunda prova do nadador paulista, após o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) manter a decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e aplicar apenas uma punição a Cielo, flagrado no exame antidoping durante o Troféu Maria Lenk.
O atleta alegou doping acidental, provocado por suplementos de cafeína contaminados, feitos em uma farmácia de manipulação em Santa Bárbara D’Oeste