O surfista brasileiro Gabriel Medina será recebido como herói na cidade de São Sebastião caso confirme o título do Circuito Mundial. A prefeitura do município já planeja um desfile em carro aberto para celebrar a conquista e transformar o atleta em exemplo para a juventude.
“Estamos conversando com os Bombeiros para usar uma viatura e fazer um desfile em carro aberto no centro da cidade, afinal não é todo dia que se tem um campeão mundial”, explicou o prefeito de São Sebastião, Ernane Bilotte Primazzi. “Também estamos pensando em um torneio municipal de surfe para homenageá-lo”, acrescentou.
Nascido em São Paulo, Gabriel Medina foi criado no bairro de Maresias, em São Sebastião. Mesmo com a rotina de viagens a destinos paradisíacos, classifica a praia em frente de casa como seu lugar favorito, fato comemorado pelo prefeito por causa da divulgação da cidade.
Ernane Bilotte Primazzi também não nasceu no litoral, mas adotou São Sebastião. Natural de Santo André deixou a Grande São Paulo há 25 anos em busca de qualidade de vida antes mesmo de pensar em seguir carreira na política. Agora, quer divulgar os feitos de Medina para os próprios moradores de São Sebastião, sonhando em transformá-lo em ídolo dos mais jovens.
“Nós já temos escolinhas e competições, mas o surfe está crescendo muito em cima do que o Medina vem fazendo, e muitos jovens se espelham nele. Isso ajuda bastante. Quanto mais as crianças ficarem perto do esporte, mais longe ficam de outras coisas. As pessoas precisam de um ídolo. Depois do Ayrton Senna e do Guga, ele vem para suprir essa ausência”, discursou o político.
Gabriel Medina lidera o ranking do Circuito Mundial de surfe, o WCT, e pode se tornar o primeiro brasileiro campeão do evento já na etapa portuguesa de Peniche, em andamento. Se o paulista não confirmar o título na Europa, tem a última chance no torneio final do ano, em dezembro no Havaí.
O melhor desempenho de um brasileiro no WCT antes de Medina é a terceira colocação de Victor Ribas em 1999, ano em que o título acabou nas mãos do australiano Mark Occhilupo.