Depois de dez meses tentando provar sua inocência, Floyd Landis terá a chance de explicar ao tribunal sua versão sobre o fato de ter testado positivo para o uso de testosterona. O ciclista, que teria usado a substância para conseguir uma vantagem na Copa da França – onde se sagrou campeão –, será ouvido neste sábado.
Até agora, a situação do norte-americano não é boa. Na última quinta, Greg LeMond declarou que foi chantageado pelo treinador de Landis, Will Geoghegan, a não comentar sobre o assunto, sob a ameaça de ter seu passado revelado – LeMond foi abusado sexualmente quando era criança e contou isso ao réu.
Landis chegou a culpar a desidratação e o consumo excessivo de uísque na noite anterior à disputa pelo resultado do exame. Agora, é esperado que ele volte a criticar a Agência Norte-americana de Antidoping (USADA), acusando-a de corrupta. Outro ciclista que também foi utilizado pela USADA para provar a culpa de Landis foi Joe Papp, um dos que foi punido por ter usado testosterona durante uma competição. Nesta sexta, ele disse que a substância dá uma vantagem ao competidor, fato que havia sido negado pelo advogado de defesa. “É uma declaração tão falsa que chega a me irritar”, disparou.
Mesmo depois das declarações, Landis se manteve confiante com o julgamento. Segundo seu pai, Paul, ele não perdeu o ânimo. “Eu acho que ele está otimista. Nós ainda acreditamos em um final feliz”, completou.