Principal aposta na briga pelo título individual, Alexandre Vinokourov desapontou todas as expectativas e foi desqualificado da Volta da França após o resultado do exame antidoping acusar presença de glóbulos sanguíneos diferentes. Além da suspeita de transfusão de sangue ilegal, o ciclista do Cazaquistão foi expulso da equipe Astana nesta segunda-feira.
Por outro lado, o atleta continua alegando inocência, utilizando inclusive informações reveladas pelos próprios médicos da equipe. De acordo com Vinokourov, uma queda sofrida na primeira semana da competição francesa, envolvendo outro competidor, foi responsável pelo resultado positivo. “Nunca me dopei. Já fiz mais de 100 exames e nunca fui pego. Não estou louco”, afirmou.
A suspeita de doping do ciclista pode representar danos mais sérios à Astana. A equipe, antiga Liberty Seguros, passou a utilizar o nome da capital do Cazaquistão em função do grande investimento do país no esporte. Tudo para garantir o sucesso de Vinokourov na Volta da França.