O primeiro dia de atividades dentro da pista do piloto italiano Valentino Rossi, em seu retorno à equipe Yamaha, foi atrapalhado pela chuva e pelas baixas temperaturas em Valência. A tabela de tempos desta terça-feira acabou dominada pelo espanhol Álvaro Bautista, que registrou 1min35s936.
Em uma transferência cercada por grande expectativa, Rossi acertou com a Ducati há dois anos, mas retornou à equipe japonesa após temporadas apenas discretas. Nos sete anos que passou na Yamaha, o piloto italiano conquistou quatro títulos mundiais e venceu 46 corridas.
A chuva que atingiu a região de Valência pela manhã impediu que Rossi alcançasse tempos competitivos. À tarde, as baixas temperaturas também atrapalharam. Com o objetivo de oferecer mais tempo de treino ao italiano, a equipe decidiu viajar para Aragón, sede dos testes da Superbike.
Rossi chegou a completar 28 voltas em seu retorno à Yamaha, mas perdeu a rápida janela de pista seca e acabou 7 segundos mais lento que o líder Álvaro Bautista, uma vez que terminou com 1min43s736. O também italiano Andrea Dovizioso, substituto do astro na Ducati, ficou em terceiro (1min39s868).