Preocupada em realizar as melhores Olimpíadas da história, a China anunciou a instalação de um novo laboratório de exames antidoping para atender a demanda dos Jogos de Pequim-2008, nesta segunda-feira. A Agência Antidoping da China (CADA, em inglês) será responsável por 4.500 testes de atletas que estarão na maior competição esportiva do mundo.
Com supervisão da Agência Mundial Antidoping e do Comitê Olímpico Internacional (COI), a nova agência chinesa deve contratar mais de 20 técnicos estrangeiros e voluntários escolhidos da região de Pequim. Ao todo, a CADA pretende utilizar 150 pessoas ao todo para atender a demanda das Olimpíadas de Pequim.
“Antidoping não é um negócio que acontece apenas dentro dos esportes. É necessário coordenação de todos os departamentos do governo e o envolvimento de toda a sociedade para construir mecanismos de prevenção e punição”, afirmou o diretor da nova agência antidoping, Du Lijun, em entrevista coletiva.
Além dos exames realizados nos competidores das Olimpíadas de 2008, a agência chinesa também será responsável por fiscalizar os países vizinhos, entre eles atletas de Hong Kong, Macau e Vietnã. “Esse é o maior laboratório e possui os equipamentos mais avançados do mundo. Vamos torná-lo o melhor do mundo também”, afirmou Du Lijun.