O escritório meteorológico de Pequim acredita que pode manipular o clima para garantir um dia sem chuvas na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do ano que vem, segundo informou a entidade nesta quarta-feira.
Os cientistas chineses estão testando uma forma de “abrandamento artificial da chuva”. Segundo a pesquisa realizada, é possível aplicar o sistema em pequenas áreas, o que cumpriria exatamente com a meta, uma vez que a idéia é livrar os arredores do estádio das precipitações chuvosas.
“Estamos falando de áreas limitadas, exatamente aquela ao redor do estádio”, informou Zhang Qiang, chefe do escritório de manipulação climática. “Podemos garantir a contenção da chuva para o estádio Olímpico Principal, iremos tomar várias medidas artificiais para que a chuva caia antes de chegar à área”, completou.
De acordo com o engenheiro chefe do escritório de meteorologia, Wang Yubin, os estudos feitos ao longo dos últimos 30 anos prevêem 50% de chances de chuva para justamente o dia da abertura dos Jogos, que está marcada para o dia 8 de agosto do ano que vem. Desse modo, os chineses querem evitar que a chuva impeça o sucesso da cerimônia.
“A chuva poderia causar um impacto negativo na cerimônia de abertura. Já conduzimos testes de abrandamento artificial das chuvas e achamos necessário nos preparar para as cerimônias de abertura e encerramento. Para ser franco, nossas medidas são efetivas em uma área limitada, mas em uma grande extensão não podemos reduzir a chuva ao mínimo”, explicou Yubin.