Menu
Mais Esportes

Chinês bicampeão olímpico ficou três meses suspenso por doping

Arquivo Geral

24/11/2014 15h27

O nadador chinês Sun Yang, dono de duas medalhas de ouro olímpicas, ficou três meses suspenso por doping este ano, período que se encerrou antes dos Jogos Asiáticos, em setembro. Ele falhou em um exame antidoping realizado em 17 de maio, mas o resultado e a punição só foram divulgados nesta segunda-feira.

O teste realizado durante o Campeonato Chinês acusou a presença do estimulante trimetazidina em seu organismo. O atleta afirmou que a substância está presente em um remédio que consome desde 2008 por causa de um problema cardíaco e também não saber a proibição do estimulante, que só entrou na lista da Agência Mundial Antidoping (WADA) este ano.

Sun Yang poderia obter autorização para continuar o uso da medicação se tivesse comunicado a necessidade. Campeão dos 400m e dos 1500m livre nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, ele recebeu a punição de três meses porque, segundo a entidade chinesa antidoping, provou não buscar benefício próprio no consumo da substância.

“Fui testado muitas vezes durante os anos de treino e competição e nunca tinha falhado até então. Fiquei chocado e deprimido à época, mas ao mesmo tempo isso me fez gostar da vida esportiva ainda mais. Vou usar o fato como lição e ser mais cuidadoso no futuro”, disse o nadador de 22 anos de idade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado