Saiu nesta terça-feira o anúncio oficial de mais duas cidades postulantes a serem sedes dos Jogos Olímpicos de 2016. Além do Rio de Janeiro, Tóquio e Madri, agora a cidade norte-americana de Chicago e Praga (capital da República Tcheca) concorrerão ao direito de hospedar o maior evento esportivo do planeta.
Para o prefeito da cidade de Chicago, Richard Daley, o trabalho agora será convencer o COI (Comitê Olímpico Internacional) de que o município possui condições de sediar um evento do porte das Olimpíadas. “Temos que fazer um bom trabalho com o COI para que eles acreditem que Chicago será a melhor sede”, disse o político, que acredita que será uma competição muito dura, contra algumas das melhores cidades do planeta.
Para os organizadores da candidatura de Chicago, o fato de os habitantes do local gostarem muito das equipes esportivas da cidade pode ajudar na escolha do COI. “Esta cidade louca por esportes encantará e criará uma atmosfera para os Jogos que somente aqui é possível”, afirmou Mike Conley, diretor-executivo da World Sport Chicago, uma empresa focada em promover esportes amadores no município.
Já em Praga, o pensamento é da união nacional em torno da candidatura. “Somos todos partes de um único time nacional”, afirmou Pavel Bem, prefeito da cidade, na presença de alguns atletas locais. Para o presidente do Comitê Olímpico Tcheco, Milan Jirasek, será um momento único para seus conterrâneos. “É um momento verdadeiramente histórico”, falou.
O prefeito da capital da República Tcheca ainda afirmou que não crê que por Londres sediar o evento em 2012, outro país europeu não tem chances em 2016. Pavel Bem ainda noticiou que, se perder nesta candidatura, tentará novamente em 2020.