A um ano do início das Olimpíadas de Pequim, começou nesta segunda-feira o primeiro Seminário dos Chefes de Missão na cidade. O presidente do BOCOG (Comitê Organizador dos Jogos), Liu Qi, e o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, abriram oficialmente o evento.
“O objetivo deste encontro é que as delegações discutam com o BOCOG, fazendo sugestões que nos ajudem na preparação dos Jogos de Pequim”, afirmou Liu. “Trazer as Olimpíadas para o lugar onde vive 20% da população mundial é uma das coisas mais incríveis que o COI já realizou”, acrescentou Rogge.
O Comitê Olímpico Brasileiro está presente no encontro e pretende adiantar a preparação da delegação do país para as Olimpíadas. “Como essa é a nossa terceira viagem precursora, já pretendemos escolher o espaço que a delegação do Brasil utilizará dentro da Vila Olímpica”, disse Marcus Vinícius Freire, chefe da Missão Brasileira nos Jogos. “Vamos também estudar a contratação de serviços necessários para nossa infra-estrutura na Vila, além de realizar a familiarização com as sedes e as sub-vilas que serão utilizadas nos Jogos”, acrescentou.
O Seminário dos Chefes de Missão, com duração de três dias, é considerado um dos encontros mais importantes para a organização dos Jogos. Dirigentes do COI, do comitê organizador das Olimpíadas de 2012 e dos Jogos de Inverno de 2010, além de chefes de missão de vários países e milhares de jornalistas de toda a parte do mundo estão presentes no evento.
Boa Sorte Pequim – Também como forma de iniciar a contagem regressiva para os Jogos de 2008, começou no último mês o “Boa Sorte Pequim”, evento em que vários torneios de modalidades esportivas diferentes são disputados na cidade. Em agosto, haverá uma competição júnior de remo, do dia