Em disputa emocionante no Rio de Janeiro, o argentino Francisco Chamorro, da equipe de Sorocaba (SP), conquistou neste domingo o bicampeonato da Copa América de Ciclismo, enquanto a brasileira Valquiria Pardial, de Pindamonhangaba, foi a campeã na categoria feminina.
O argentino, de 29 anos, conseguiu a vitória no sprint final, a poucos metros da linha de chegada. Chamorro foi o primeiro a completar uma corrida de nove voltas em um circuito de 12,2 quilômetros.
Em segundo lugar, classificou o brasileiro Roberto da Silva e Nilceu Aparecido dos Santos, veterano da prova, ocupou a terceira posição.
Após concluir a corrida, Chamorro declarou que a estratégia da equipe – de chegar para o sprint final com a fuga no momento certo – funcionou corretamente.
Na prova feminina, Valquíria Pardial venceu com o tempo de 55m13s. Márcia Fernandes, da equipe de São José dos Campos, terminou na segunda posição. Luciene Ferreira da Silva, também de São José dos Campos, ficou em terceiro.
A competição, que proporciona pontos para o ranking da União Ciclista Internacional (UCI), contou com a participação de um total de 20 equipes.