A viagem para dois jogos fora de casa rendeu ótimos frutos ao CEUB/Brasília. O atual bicampeão do Novo Basquete Brasil (NBB) conseguiu dois resultados positivos e volta dos duelos cada vez mais próximo do G4. O adversário deste sábado, o Cetaf/Vila Velha, já era para ter sido enfrentado. No entanto, as fortes chuvas que castigaram a cidade capixaba no último dia 05 fizeram com que a prefeitura municipal decretasse estado de emergência e a partida não pôde ser realizada.
Os donos da casa mostraram sua força jogando dentro de seus domínios e, imprimindo um forte ritmo, conseguiram se sair melhor logo no primeiro quarto. O time capixaba conseguiu fazer frente ao forte time do CEUB/Brasília e se impôs em quadra, vencendo a partida por 21-19 ao final da primeira parcial.
Mas no segundo quarto, as coisas foram diferentes. Mais soltos em quadra, os comandados de José Carlos Vidal colocaram em prática sua forte defesa, característica marcante da equipe candanga e conseguiram reverter o placar até com certa facilidade, vencendo o segundo quarto por 26 a 17, o que fez com que os visitantes fossem para os vestiários vencendo o jogo por 45-38.
Na volta do intervalo, os donos da casa novamente fizeram frente aos visitantes e conseguiram se impor em quadra, mais uma vez. Com o ataque fluindo melhor e a defesa trabalhando mais, o Cetaf/Vila Velha conseguiu sair mais uma vez com a vitória na parcial, desta vez por 16 a 14, o que mudou o placar geral do confronto para 59-54.
A promessa de grandes emoções continuou por todo o quarto e decisivo período. Os capixabas bem que tentaram manter o ímpeto em quadra, mas foram parados por um inspirado time do CEUB/Brasília que, aguerrido, não deixou que os donos da casa tomassem a dianteira do placar em nenhum momento. Os visitantes venceram o último quarto por 22 a 19, vencendo a partida por 81-73.
O cestinha da partida foi o ala Alex, do CEUB/Brasília, que marcou 25 pontos. Ele ainda contribuiu com seis rebotes e cinco assistências. Pelo lado do Cetaf/Vila Velha, os maiores pontuadores foram Manuil e Ibrahim, ambos com dez pontos.
O próximo desafio do CEUB/Brasília no NBB é uma verdadeira pedreira. O time candango recebe a forte equipe do São José no caldeirão da ASCEB no dia 26, às 20h.
Aniversariante
O jogo deste sábado foi especial para Nezinho. O armador do CEUB/Brasília completou neste dia 21 de janeiro, 31 anos de idade. E a comemoração não poderia vir em melhor estilo: uma atuação sólida em quadra, que ajudou a equipe da capital federal a conseguir mais uma vitória, a quarta do time em 2012 em quatro jogos disputados. Os números de Nezinho na partida mostram a importância do armador em quadra.
No jogo contra o Cetaf/Vila Velha, Nezo, como é chamado pelos companheiros de time, marcou 14 pontos, três assistências e roubou duas bolas mostrando ser importante não só na defesa, mas também no ataque. Vale ressaltar que as boas atuações no NBB podem render a Nezinho uma vaga na seleção brasileira que disputará os Jogos Olímpicos em Londres.
O atleta fez parte do time que conquistou a histórica vaga nas Olimpíadas depois de um jejum de mais de dez anos e está cotado para ser um dos armadores da equipe comandada pelo técnico argentino Rubén Magnano.