O nadador César Cielo deixou os Jogos Pan-americanos com a sensação de dever cumprido: conquistou a medalha de ouro em sua principal prova, os 50m, venceu também os 100m livre e ajudou a equipe do Brasil medalhista de ouro no revezamento 4x100m livre. Apesar da emoção de participar do melhor desempenho do Brasil na história da competição, o foco agora são as Olimpíadas de Pequim-2008.
“Vamos começar os treinamentos específicos para Pequim já na próxima segunda-feira. Tenho uma rotina de exercícios na madrugada e depois nado mais 5 ou 6 horas depois dos estudos”, afirmou o brasileiro, que treina em Auburn, nos Estados Unidos. “A vida social a gente esquece”, brinca.
O objetivo da rotina intensa de treinamento é claro. “A esperança é ganhar o ouro. Apesar de todas as dificuldades, com o tempo que eu fiz nos Jogos Pan-americanos é possível conquistar uma medalha nas Olimpíadas. Mas a prova dos 50m livre é sempre uma surpresa. Com certeza espero, no mínimo, repetir os números apresentados no Rio de Janeiro”, garante Cielo.
O atleta, homenageado pelo Esporte Clube Pinheiros na noite desta terça-feira junto com os outros esportistas da agremiação presente no Rio-2007, cravou o tempo de 21s84 na prova mais veloz da natação e ficou apenas a 20 centésimos do atual recorde mundial do russo Alexander Popov.
Longe dos familiares, Cielo acredita que a pressão por resultados melhores pode ser desgastante. “A mentalidade nos Estados Unidos é muito voltada para os treinos. O psicológico sofre porque só pensamos
Ainda sem definição exata da data que embarca para Pequim, o nadador, no entanto, já possui duas recomendações. “Não vamos ficar na Vila Olímpica porque a sensação dentro de lá é péssima, não dá para pensar em nada fora os Jogos. O projeto é ficar
A expectativa pelo início do maior evento esportivo do mundo ganhou um diferencial empolgante neste início de quarta-feira, a partir das 0h (de Brasília). A data marca exatamente um ano para o primeiro dia de competições na cidade chinesa.