Acabou neste final de semana a série de treinamentos do brasileiro César Castro na Austrália. O atleta dos saltos ornamentais retorna ao Brasil nesta segunda-feira, após 45 dias de treinos junto da equipe local. Durante a fase, Castro fez forte preparação visando o Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne, e também os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.
César chegou a Sydney no dia 17 de dezembro junto com seu técnico Ricardo Moreira e realizou treinos no Sydney Olympic Aquatic Center, mesmo local onde foram realizadas as Olimpíadas de 2000. Ele tinha ritmo forte, com cerca de 6h diárias, incluindo 3h de treino na água, uma de treinamento em cama elástica, uma hora de preparação física específica e outra de musculação.
Em sua única competição, o Aberto da Austrália, ele deu show e conquistou o primeiro lugar com nota dez e recorde de pontos. “Minha missão aqui na Austrália foi cumprida, pois consegui realizar 100% dos treinamentos planejados e o resultado na competição mostra que os treinamentos estão indo bem. Agora é voltar pra casa e continuar o trabalho”, disse César Castro.
A partir de terça-feira César retorna aos treinamentos no Mackenzie de Brasília. Seu próximo desafio será a segunda e terceira Tomada de Índice para o Mundial, Jogos Pan-americanos e Grand Prix 2007, entre 6 e 10 de fevereiro. Ele alcançou índice para estes eventos durante a Taça Brasil, realizada em dezembro, mas pretende melhorar seus desempenhos.
Apesar das competições agora, o atleta admite só ter cabeça para uma coisa em 2007. “Meu objetivo principal é chegar na minha melhor forma no Pan e quem sabe conquistar uma medalha para o Brasil. Sei que vou disputar com o atual campeão e vice-campeão Mundial da modalidade, mas quero entrar na competição de igual pra igual”, revelou o saltador.
Ele se referiu ao canadense Alexander Despartie e ao norte-americano Troy Dumais, respectivamente primeiro e segundo colocados no último Campeonato Mundial realizado em Montreal, em 2005. Na ocasião César foi o sétimo colocado.
Antes do Pan, porém, César pretende também garantir vaga nas Olimpíadas de Pequim. E para isso, precisa ficar entre os 12 finalistas no Mundial de março. “É um ano cheio de competições importantes e por isto estou me dedicando ao máximo para alcançar meus objetivos”, disse o saltador.