Menu
Mais Esportes

Cesar Castro e Andressa Mendes atingem índice para o Pan

Arquivo Geral

28/06/2011 15h34

No primeiro dia de competições da Tomada de Índices de Saltos Ornamentais para os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, nesta terça-feira, dois brasileiros já confirmaram presença na competição mexicana, em outubro. Cesar Castro, no trampolim de três metros, e Andressa Mendes, na plataforma, atingiram as respectivas marcas necessárias.

 

Cesar, que disputa pelo Mackenzie (RJ), era o grande favorito entre os competidores. Com 433,80 pontos, superou com facilidade o índice requisitado, de 360. “A pontuação refletiu exatamente o que fiz aqui, o meu momento. Minha melhor pontuação foi a da conquista da prata no Pan de 2007 (492,70 pontos), que foi algo único, em que até o fato de competir em casa me motivou ainda mais. Em Xangai, pretendo fazer um pouco melhor do que fiz no último Mundial, em Roma”, explicou o atleta, que foi o quinto melhor na competição a qual se referiu, na Itália, em 2009, com 466,90 pontos.

 

Entre as mulheres, Andressa, da Apoe (RJ), fez 288 pontos, 38 a mais do que o exigido para ir a Guadalajara. Este ano, no Chile, fez sua melhor marca da carreira, 298,95, no Sul-americano Juvenil.

 

“Surpreendi-me com o desempenho e estou muito feliz. Não vim pensando nisto, competi sem obrigação, mas isto pode ter feito a diferença a meu favor. Na segunda seletiva, na próxima quinta-feira, vou tentar melhorar ainda mais esta pontuação, mas já estou bem satisfeita. Gostaria muito de competir nos Jogos de Londres, no ano que vem, mas meu foco é no Rio-2016”, declarou.

 

Juliana Veloso, primeira saltadora do Brasil a conquistar medalhas em um Pan-americano, em 2003, sofreu uma lesão durante seus treinos nas instalações do Fluminense, nesta terça-feira, e está fora do Mundial de Xangai, em agosto. Para o Pan, que será disputado em outubro, a brasileira ainda tem esperanças de poder competir, mas será reavaliada em uma seletiva da comissão técnica da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), no Rio de Janeiro.

 

“Eu estava correndo em volta do campo de futebol quanto senti o que parecia uma pedrada na panturrilha esquerda. O exame constatou estiramento em grau três, mas sem necessidade de cirurgia, bem parecido com o que aconteceu comigo no Mundial de Melbourne, em 2007, mas na outra perna. Só volto aos treinos daqui três ou quatro semanas”, lamentou Juliana.

 

Com a programação alterada, a Tomada de Índices de Saltos Ornamentais para os Jogos Pan-americanos terá sua próxima seletiva na quinta-feira, dia 30 de junho, no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio de Janeiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado