O brasiliense César Castro, primeiro no ranking nacional e sexto no ranking mundial de saltos ornamentais, faturou nesta sexta-feira a medalha de ouro na Taça Brasil de Saltos Ornamentais, disputada no Esporte Clube Pinheiros, São Paulo. César venceu a prova de trampolim de 1 metro, com 345 pontos, seguido pelo paulista Ubirajara Barbosa, com 313. O bronze ficou Rafael Zombaldi, com 284 pontos.
Esta é a primeira seletiva para os Jogos Pan-americanos do Rio em 2007. As segunda e terceira seletivas acontecerão em fevereiro, no Rio de Janeiro, e a quarta e última seletiva será disputada em abril durante o Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, também no Rio de Janeiro.
As três primeiras seletivas servem também como tomada de índice para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado em Melbourne em março de 2007. O Mundial, por sua vez, será a primeira seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Em São Paulo, César Castro já garantiu sua participação no Mundial de Melbourne, pois ultrapassou os 380 pontos, índice da prova de trampolim de 3 metros. César somou 412 pontos, ficando em primeiro lugar na fase eliminatória da competição, que foi realizada na quinta-feira. A final desta prova será na manhã deste sábado e César é o favorito para a medalha de ouro.
“Saltei bem na eliminatória e já consegui fazer uma pontuação bem superior ao índice para o Mundial, o que me deixa mais tranqüilo para saltar a final. Sei que agora posso melhorar ainda mais esta pontuação para garantir de vez minha classificação para o Pan, que é meu objetivo principal no ano que vem”, destacou César.