Menu
Mais Esportes

Ceilândia oferece diversas modalidades esportivas aos moradores

Arquivo Geral

20/12/2011 7h47

Clara Carvalho
clara.carvalho@jornaldebrasilia.com

Ceilândia é uma das cidades do Distrito Federal que mais impressiona. Tanto os elementos culturais – como a forte influência nordestina – como a população, que parece não se abalar com a pobreza e com a violência,  marcam a cidade, que tem por si só um ar inabalável.

 

A cidade surgiu a partir da Campanha de Erradicação de Invasões (CEI). Hoje, abriga um dos maiores polos do esporte brasiliense, com atividades espalhadas por toda a cidade.

 

Uma das modalidades de destaque na cidade é a Escolinha de Atletismo Talentos nas Ruas , o Escot, comandada pele ex-altelta Anízio da Costa. A escola surgiu no ano passado e se mantém apenas com a ajuda de doações dos amigos de Anízio. “Meu maior sonho é presenciar um dia uma dessas crianças se tornar um atleta profissional e poder representar o nosso país no lugar mais alto do pódio, em uma Olimpíada, ou vencer na vida. Espero que se tornem cidadãos éticos e de caráter. Aí sim, estarei totalmente realizado naquilo que almejei todos esses anos como atleta”, explicou o professor.

Anízio acredita que um trabalho feito em conjunto com a família e com a escola pode formar melhores pessoas. “Apesar dos problemas, sou movido por sonhos e atitudes. Vou trabalhar para formar cidadãos éticos, críticos e plenos, junto com as famílias desses atletas até alcançarmos nossos objetivos”, diz o professor. 

Handebol

Outro esporte de destaque na Ceilândia é o handebol.  Ministrado pelo Centro de Iniciação Esportiva, a modalidade é uma das mais procuradas na cidade. “As aulas são realizadas no horário oposto do escolar. Para participar do time, tem que estar no colégio”, explica Valdeci Morais, treinador do time da Ceilândia.
Só podem participar da equipe alunos que estejam matriculados na escola. Mas, apesar do apoio do governo, o time precisa de outros recursos para ajudar a pagar viagens e uniformes.
O desafio dos envolvidos no projeto é mostrar que o esporte não é só uma atividade física, mas sim a oportunidade crescimento. ”Este trabalho é de suma importância para a comunidade. Os alunos que praticam o esporte ficam longe das drogas. Queremos dizer que o esporte é só o caminho para o crescimento pessoal”, acredita o treinador Valdeci.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado