Menu
Mais Esportes

CBJ promove primeira etapa de seletiva para novo ciclo olímpico

Arquivo Geral

13/12/2012 18h46

Após bater o seu recorde e conquistar quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, o judô brasileiro começa neste final de semana o seu processo de renovação para a próxima edição dos Jogos. Organizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), será realizada no ginásio do Pinheiros, em São Paulo, a primeira etapa da seletiva para Rio-2016.

 

Contando com importantes nomes do esporte, como Ketleyn Quadros, Rafaela Silva, Felipe Costa e Luiz Revite, o torneio visa preparar os judocas para compor a Seleção que representará o Brasil daqui a quatro anos.

 

“A ideia é selecionar os melhores atletas, seja por ranking ou pela competição, e realizar um trabalho individualizado com eles durante todo o ano de 2013. No ano que vem haverá a segunda seletiva deste ciclo olímpico e em 2014 a terceira e última etapa. Durante o ano, a comissão técnica escolherá entre os selecionados quais vão para cada competição”, explica o coordenador da seleção, Ney Wilson.

 

Praticamente garantidos na equipe olímpica, os principais nomes do judô brasileiro não precisarão competir na seletiva. São os casos de Tiago Camilo, Leandro Guilheiro e dos medalhistas em Londres-2012, Felipe Kitadai, Sarah Menezes, Rafael Silva e Mayra Aguiar.

 

Quem também está entre os judocas dispensados é Rafaela Silva. Em função de troca de categoria, porém, a atleta irá participar do torneio para melhor adaptação e pontuar no ranking nacional.

 

“Se eu quiser estar nos campeonatos internacionais no ano que vem, tenho que passar pela seletiva. Eu ainda estou me adaptando ao novo peso porque no antigo eu era uma das mais altas. Hoje, eu luto contra atletas que tem o dobro do meu tamanho. O meu objetivo é estar na seleção para continuar pontuando no ranking mundial e chegar nos Jogos Olímpicos de 2016”, afirma.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado