Menu
Mais Esportes

CBJ convoca atletas para a disputa da última seletiva olímpica

Arquivo Geral

31/10/2014 18h38

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou, nesta sexta-feira, os atletas que vão disputar a terceira e última seletiva do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A competição acontecerá no dia 13 de dezembro, na Urca, na Cidade Maravilhosa.

O time verde e amarelo tem uma vaga garantida em cada categoria de peso, que deverá ficar com o atleta mais bem colocado no ranking mundial. Para competir no Circuito, os judocas precisam ser chamados pela CBJ, que faz uma seleção com três brasileiros por categoria.

De acordo com os critérios, os atletas medalhistas olímpicos e que estão entre os 22 melhores do mundo no masculino e 14 no feminino, continuam na Seleção, de 2014 para 2015. Isto posto, são 19 os judocas que cumprem esse critério. No entanto, Marcelo Contini (até 73 kg) e Walter Santos (+100 kg) podem perder colocações no ranking porque não estão disputando o Grand Slam de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, que começou nesta sexta-feira.

No feminino, são duas as categorias que estão sem atletas na Seleção: até 63 kg e até 70 kg. Sendo assim, Katherine Campos, Mariana Silva e Mariana Barros (63 kg), Bárbara Timo, Nádia Merli e Maria Portela (70 kg) terão que disputar a seletiva contra outras judocas.

Outros grandes nomes, entre os 44, terão de buscar uma vaga na seletiva, como Eleudis Valentim e Raquel Silva (52 kg), Gabriela Chibana (48 kg), Giullia Penalber, Flávia Gomes (57 kg) e Rochelle Nunes (+ 78 kg).

Entre os homens, 52 atletas estão na disputa por um lugar na equipe brasileira. Na categoria até 60 kg, existe apenas uma vaga, já que Felipe Kitadai e Eric Takabatake estão garantidos. Outros grande nomes brigarão també, como Allan Kuwabara, Diego Santos e Phelipe Pelim.

Na categoria até 100 kg, o campeão Mundial de 2007, João Gabriel Schlittler, tentará retornar à Seleção contra judocas, como Hugo Pessanha e Renan Nunes, e mais quatro atletas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado