A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou os critérios para escolha da seleção para os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México. A competição será realizada entre os dias 15 e 21 de outubro deste ano.
De acordo com a decisão, apenas três eventos serão levados em consideração. São eles: o Pan-Pacífico, disputado no ano passado, nos Estados Unidos; a Tentativa para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, que terá início em abril próximo; e o Brasileiro/Troféu Maria Lenk, entre os dias 2 e 8 de maio. Os dois últimos torneios serão sediados no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio de Janeiro.
Segundo Ricardo de Moura, superintendente técnico da entidade, a atitude foi tomada para agilizar ao máximo a formação da equipe nacional.
“Decidimos por deixar o Mundial de Xangai, em julho, e o próprio Pan-Americano, entre outros eventos, como válidos para os critérios de convocação dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O Mundial está muito próximo do Pan de Guadalajara e isso seria ruim para a preparação da equipe. Quanto mais cedo soubermos quem são os atletas no time, melhor”, explicou.
Os tempos que servirão de índice para o Pan mexicano foram embasados nas marcas obtidas no Pan do Rio de Janeiro/2007. Em relação aos times de revezamento, serão convocados os quatro melhores atletas das respectivas provas individuais.