
Na tarde desta segunda-feira, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) divulgou o nome do novo técnico da Seleção feminina da modalidade. O escolhido foi Antônio Carlos Barbosa, que aceitou o convite. O ex-jogador, hoje com 70 anos, é um dos principais treinadores do basquete brasileiro, e volta a comandar o time do país.
Esta será a terceira passagem do comandando pela Seleção. A primeira foi entre 1976 e 1984. Após esse período, retornou em 1997. Sua conquista mais emblemática aconteceu em 2000, nas Olimpíadas realizada em Sidney, onde o basquete feminino levou a medalha de bronze. O último trabalho de Barbosa foi no Maranhão Basquete.
Na última semana, o então técnico do Brasil, Luiz Augusto Zanon, retirou-se do cargo, alegando problemas de saúde. Porém, as duras críticas que vinha sofrendo, principalmente de alguns clubes da Liga Nacional, são apontadas como pivô da renúncia. O ex-treinador ficou três anos no cargo.
No próximo ano, a Seleção Brasileira feminina de basquete disputará as Olimpíadas do Rio, e vai em busca de outra medalha.