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Cauteloso, Ecclestone admite incerteza sobre GP da Alemanha em 2015

Arquivo Geral

05/03/2015 16h19

Nos últimos anos, a Alemanha revelou os grandes talentos Michael Schumacher e Sebastian Vettel – hepta e tetracampeão mundial, respectivamente – para a Fórmula 1. Ainda assim, está aceso o sinal de alerta para o GP local, cuja realização neste ano foi pré-definida para Nurburgring, sede da corrida em 2013. “Chefe” da categoria, o britânico Bernie Ecclestone admitiu nesta quinta-feira que não está seguro quanto à realização da etapa alemã em 2015.

“Vamos decidir até este fim de semana, mas não tenho certeza se a prova vai acontecer”, revelou brevemente Ecclestone à agência de notícias alemã DPA. Aos 84 anos, o britânico é o atual presidente e CEO da Formula One Management (FOM) e da Formula One Administration (FOA), sendo também o maior acionista da Alpha Prema, matriz das companhias responsáveis pela Fórmula 1. Ou seja, trata-se do mandatário máximo da categoria.

Se concretizado, o corte do GP interromperá uma sequência de etapas alemãs que vigora desde 1960, com predominância dos autódromos de Hockenheim, local da prova de 2014, e Nurburgring, tratada como sede para 2015.

Em fevereiro, Ecclestone já havia dito em entrevista ao jornal Rhein Zeitung que os baixos públicos vistos na Alemanha nos últimos anos tornam a corrida “economicamente inviável”, alegando desconhecer os motivos. Segundo o diretor-geral da F1, o sucesso recente da construtora Mercedes e do piloto Sebastian Vettel (além das glórias conquistadas por Michael Schumacher nas últimas decadas) deveria servir de incentivo para a popularização da categoria.

“No fim, ninguém sabe porque a audiência na Alemanha é tão baixa. Não tenho ideia do motivo, porque eles têm uma montadora, a Mercedes, campeã de Construtores, e um piloto, Sebastian Vettel, que ganhou quatro campeonatos em sequência. Mesmo assim não vendem entradas o suficiente. É puramente comercial, então estou tentando ajudá-los”, declarou Bernie em fevereiro.

Em 2013 e 2014, a prova decepcionou ao levar apenas 45 mil e 52 mil pessoas, respectivamente, aos autódromos alemães. Para efeito de comparação, a corrida de Silverstone, na Grã Bretanha, recebeu 120 mil pessoas na última temporada, mais do que a soma do público dos dois anos na Alemanha.

Até este fim de semana, quando a decisão deve ser anunciada, o GP alemão segue pendente e pré-agendado para o dia 19 de julho, entre as etapas de Silverstone, na Grã Bretanha, e de Hungaroring, na Hungria. Com ou sem a prova na Alemanha, a temporada da Fórmula 1 terá a sua largada no dia 15 de março, no Grande Prêmio da Austrália, disputado no circuito de Albert Park em Melbourne.

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