Brasília tem se especializado em revelar lutadores de MMA que fazem sucesso em eventos pelo mundo. A prova disso será dada hoje, quando o peso-leve Carlo Prater, radicado na cidade, lutará pelo Titan FC, em Massachussets (EUA), e o peso-pena Renato Carneiro, o Moicano, estreará no UFC, na noite de amanhã.
A situação dos dois é bem diferente. Carlo vem de um longo período afastado dos octógonos devido a uma lesão no joelho, mas garante estar pronto para voltar a brilhar. Moicano, por sua vez, teve uma agradável surpresa na última semana: ele foi contratado para substituir Rony Jason na luta que abre o card principal do UFC Barueri, que fecha a programação da organização em 2014. Em comum, os dois apontam o excelente momento vivido pelos lutadores da cidade.
“O momento é propício para que o Moicano faça a estreia dele no UFC e eu lute bem no Titan FC e que a gente consiga arrancar duas vitórias estrondosas para alegrar ainda mais os fãs de MMA de Brasília”, aponta Carlo, dono de um cartel de 31 vitórias e 14 derrotas, além de um empate.
Em meio ao cansativo e trabalhoso corte de peso, Moicano concorda com Prater. De acordo com ele, a tendência é que o número de lutadores de Brasília no MMA mundial aumente.
“Desejo toda a sorte do mundo ao Carlo. Ele é um cara muito ‘sangue bom’, que eu conheço já há algum tempo. Acho muito bom esse momento, vejo como uma coisa natural. Acho também que com o tempo, o número de lutadores de Brasília despontando em grandes eventos aumente”, crava.
Felicidade com a estreia
Invicto na carreira após nove combates disputados, Moicano não esconde a alegria em enfrentar o finlandês Tom Niinimaki, que subirá ao octógono pressionado por ter perdido nas últimas duas lutas.
“A expectativa é a melhor possível. Estou muito feliz com a oportunidade. Sei que ele (Niinimaki) vem de duas derrotas e que ele tem boas armas no chão, com algumas boas quedas”, esclarece o lutador.
Moicano vem de vitória na carreira. Ele bateu o também brasiliense Ismael Bonfim, o Marreta, no combate válido pela disputa do cinturão interino peso-pena do Jungle Fight.
Saiba mais
Atualmente, Brasília vive um grande momento com lutadores integrando o plantel do UFC.
Entre os nomes, atletas conhecidos, como o peso-pena Rani Yahya e o meio-médio Igor Araújo.
O principal expoente, porém, já não faz mais parte do seleto hall de lutadores do UFC.
O meio-médio Paulo Thiago, o Caveira, amargou uma série de derrotas que levaram a organização a demiti-lo após o UFC Brasília.