A participação só não foi mais vitoriosa por conta da eliminação de Bruna e Ariela na prova do K2 200m. As duas chegaram na frente na disputa final, mas acabaram desclassificadas na pesagem do barco, 50g mais leve que o limite. A delegação brasileira já entrou com um recurso, alegando problemas no instrumento de medição.
Após a vitória nos 200m, Bruna Chicato desabafou. “Disputamos essa prova com raiva, por causa da eliminação do K2 200m. Foi importante fecharmos com 100% no K4, que é o barco que mais treinamos. Mostra que o trabalho está sendo bem desenvolvido e esperamos que o Pan 2007 seja inesquecível para nós”, promete a canoísta de 19 anos.
Com o resultado, o Brasil fecha a participação da canoagem com cinco medalhas de ouro, nove de prata e oito de bronze, considerado satisfatório pelo presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini.
“Conseguimos subir ao pódio em 22 das 24 provas disputadas na competição. É um excelente resultado, que mostra regularidade, apesar de termos projetado mais medalhas de ouro. A evolução da canoagem feminina e nítido, podendo gerar a primeira medalha do feminino na história dos Jogos Pan-americanos”, avaliou Tomasini.