Rafael Pacheco
rafael.pacheco@jornaldebrasilia.com.br
Os motores voltam a roncar no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Marcas terá uma prova disputada no Distrito Federal. A 5ª etapa da competição acontece neste final de semana. Neste sábado, a partir das 9h15, serão feitos os treinos e no domingo os pilotos aceleram lado a lado em busca da vitória. A abertura dos boxes está marcada para as 9h50.
A categoria chama atenção por usar carros tipicamente de rua, de montadoras conhecidas pelo público brasileiro, como Ford, Chevrolet, Honda e Toyota.
A capital federal não será apenas sede das corridas. A equipe candanga Amir Nasr Racing terá dois pilotos na disputa. Gustavo Martins – 11º colocado na classificação geral – e o estreante Antônio Pizzonia – ex-piloto de Fórmula 1 e da Stock Car – serão os representantes da equipe candanga. A direção do torneio achou por bem utilizar apenas o anel externo do Autódromo Nelson Piquet, o que promete pegas ainda mais acirrados durante as provas.
O fato de as baterias serem disputadas com carros de montadoras conhecidas torna a competição atrativa para todo o tipo de público. Quem comparecer ao autódromo poderá ver carros que normalmente passeiam pelas vias da cidade atingindo até 230 km/h. Claro que não serão exatamente os mesmo carros comercializados nas concessionárias. Os veículos que serão utilizados passam por transformações na segurança, aerodinâmica e motorização, chegando a até 300 cavalos de potência, no caso do Ford Focus utilizado pela equipe Amir Nasr.