Campeões mundiais e medalhistas olímpicos brasileiros comemoram hoje a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos de 2016 e alguns, obviamente, já sonham em atuar em casa dentro de sete anos.
O jogador de basquete Anderson Varejão, que atua na NBA, considerou que a escolha “foi a melhor notícia para o esporte brasileiro e uma conquista sem tamanho”.
“Vivi em Barcelona e vi como esse povo agradece pelos Jogos de 1992 pela transformação pela qual a cidade passou. Temos tempo e capacidade suficientes para fazer a maior edição olímpica de todos os tempos. Em 2016, vou ter 33 anos e espero estar em quadra defendendo a seleção brasileira”, afirmou Varejão.
Já o velejador Robert Scheidt, ganhador de quatro medalhas olímpicas, duas delas de ouro, e dez vezes campeão mundial, destacou que no “âmbito econômico” o Brasil receberá “investimentos diretos e indiretos para infraestrutura e turismo”.
“O mais importante, no entanto, será a exposição positiva para o mundo do potencial do Brasil”, acrescentou.
Dante, campeão olímpico em Atenas 2004 e prata em Pequim 2008 com a seleção brasileira de vôlei, disse que “chegou a hora do Brasil”. “Os jogos vão ser um sucesso e o país vai crescer muito depois do evento”, acrescentou.
“Todas as cidades do mundo querem receber os jogos e vencemos candidatos muito fortes. É uma vitória do povo brasileiro e podemos fazer muito para marcar nosso nome na história”, ressaltou.
Para Emanuel, medalha de ouro no vôlei de praia em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008, a vitória é uma oportunidade para alcançar a excelência no esporte. “Temos uma enorme responsabilidade. É uma vitória, uma honra a ser festejada”, explicou.
“É muito bom saber que poderemos competir em casa, com o apoio da torcida. Os brasileiros mereciam isso”, assinalou por sua vez, em comunicado, o nadador Thiago Pereira.