Após cinco etapas muito equilibradas, o Circuito Nacional de Vôlei de Praia sub-23 vai chegando ao fim. Brasília receberá a sexta e última fase, que começa nesta quarta-feira e termina na quinta, no Parque da Cidade. O alto nível da competição fará desta decisão uma prévia para o Circuito Nacional, que começa na próxima sexta, 28 de novembro.
Das cinco etapas realizadas, apenas em duas oportunidades duplas conquistaram o primeiro lugar. Outro fator importante para esta última fase do torneio é a presença de campeãs mundiais: Tainá, que faturou o sub-19 em 2013 e Andressa, que venceu a mesma competição neste ano.
As grandes candidatas ao título são Sandressa e Amanda (AL/RJ), que lideram com 1400 pontos. Logo atrás está a parceria formada por Paola/Beatriz Vieira (SC/RJ), que soma 1320. Para conquistar o troféu, a dupla que está na primeira colocação precisa terminar o torneio em, no máximo, duas posições abaixo que as atuais vice-líderes.
Já no masculino, Anderson Melo e Ramo Gomes (ambos do RJ) estão da liderança da temporada, com 1760 pontos, 260 acima de Álvaro Andrade/Eduardo Rocha (SE/RJ). Logo atrás, em terceiro, estão Fábio e Saymon (CE/MS). Os primeiros colocados conquistam o título da competição se disputarem a primeira fase, somando 200 pontos.
Os jogos se iniciam na quarta-feira. De acordo com o regulamento da competição, os 12 times (em cada naipe), divididos em quatro grupos de três duplas jogam entre si. Os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final, que serão realizadas no mesmo dia. Na quinta-feira, acontecem as partidas das semifinais, disputa de terceiro lugar e finais.