Outros quatro surfistas da América do Sul já estão classificados para o Mundial Júnior: o peruano Matias Mulanovich e os brasileiros Halley Batista, Thiago Camarão e Martins Bernardo. A última vaga é reservada ao surfista do continente melhor colocado no ranking WQS, a divisão de acesso de surfe profissional.
O último dia de disputas, no domingo, foi iniciado com os confrontos da semifinal masculina, quando o cearense Pablo Paulino despachou o sebastianense Thiago Camarão por 15.10 a 8.00 pontos e Hizunomê Bettero foi eliminado por Heitor Pereira. Na final, Heitor fez 11.34 pontos e derrotou Pablo.
“Fiquei esperando vir a onda, desperdicei algumas no começo, mas tive muita paciência. Fiquei posicionado um pouco mais no raso esperando para ver se o Pablo faria somatória melhor e eu pudesse mudar novamente”, disse o campeão da etapa, que buscará na Austrália o terceiro título do Mundial da categoria para o Brasil. Pablo Paulino e Adriano de Souza ganharam a competição em 2005 e 2004, respectivamente.