Menu
Mais Esportes

Campeão olímpico, Chad le Clos quer quebrar recordes de Phelps em 2016

Arquivo Geral

12/08/2015 10h23

Chad le Clos quer se colocar de vez no olimpo na natação. O sul-africano revelou metas ambiciosas para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro: conquistar o ouro nos 200m e 100m borboleta e, de quebra, bater o recorde mundial. Para tanto, o nadador de 23 anos terá que superar o maior campeão da história das olimpíadas, o norte-americano Michal Phelps, detentor das melhores marcas nas provas almejadas por Le Clos.

Uma vitória sobre Phelps não seria novidade para o sul-africano. Nos Jogos de Londres, em 2012, ele surpreendeu o mundo ao vencer a maior lenda da natação na final dos 200m borboleta. Na ocasião, Chad tinha apenas 20 anos de idade.

“Os Jogos Olímpicos do Rio são o meu foco principal agora. Estarei na minha melhor forma e a medalha de ouro é o meu objetivo. As provas de nado borboleta também estão na minha cabeça, assim como os recordes do Michael Phelps nos 100m e 200m borboleta têm estado desde que venci em Londres,” disse Le Clos ao site rio2016.com.

Phelps, por sua vez, viveu momentos conturbados nos últimos anos, envolvendo-se com drogas, e chegou a anunciar sua aposentadoria das piscinas logo após as Olimpíadas de Londres. No entanto, o dono de 22 medalhas olímpicas, sendo 18 delas douradas, voltou atrás e confirmou o desejo de cair nas piscinas do Rio.

Ao mesmo tempo em que Phelps voltou a mostrar seu brilho nos 100m e 200m borboleta em um torneio nos Estados Unidos, Le Clos levou o ouro nos 100m borboleta do Mundial de Kazan, na Rússia. O sul-africano, porém, sabe que a tarefa de baixar o recorde do ‘Tubarão de Baltimore’ será de difícil execução.

“É claro que os 49s82 (tempo do recorde mundial de Phelps nos 100m) será o mais difícil. Michael foi o primeiro a conseguir chegar em menos de 50 segundos. Mas estou otimista e estarei em ótima forma. O principal que preciso melhorar é o meu tempo na primeira metade, já que no fim sou muito mais forte”, explicou Chad, que nos 200m borboleta terá de nadar para menos de 1min51s51.

Le Clos, que além de competir nas provas olímpicas do estilo borboleta planeja ainda nadar os 100m e 200m livre, considerou o retorno de Phelps como vantajoso para a natação. Mesmo admitindo ser o norte-americano seu principal rival no Rio 2016, o sul-africano chama a atenção para outros nomes também.

“Phelps, como melhor de todos os tempos, não vai voltar apenas para se divertir. Ele vem para ganhar e isso representa uma grande ameaça para os meus objetivos. Mas existe ainda outros nadadores fortes, como Daiya Seto, Tom Shields e Ryan Lochte”, observou Chad le CLos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado