Embora tenha sido absolvida de todas as acusações de doping em que seu nome estava envolvido, a húngara Agnes Kovacs anunciou nesta quarta-feira que não competirá nos Jogos Olímpicos de Pequim. Embora chateada com o mal-entendido que culminou em um escândalo, a dona do ouro dos 200m peito em Sydney-2000 acha difícil deixar de participar de competições oficiais.
Kovacs passou a ter a imagem denegrida no fim de 2007. Em um teste surpresa da Federação Internacional de Natação (Fina), ela produziu uma quantidade muito pequena de urina e passou a ser acusada de violação pelos responsáveis pelo exame. A Fina, porém, interveio no caso e inocentou a nadadora. Mesmo assim, a húngara de 26 anos continua chateada.
“É claro que os exames antidoping são necessários para manter a justiça dos esportes, mas os testes devem ser feitos pensando no ser-humano”, criticou Kovacs. “No meu caso, não importa o fato de eu ter sido inocentada, pois agora meu nome está ligado ao uso de substâncias ilegais”, lamentou.
Contudo, a nadadora, bronze nos 200m peito de Atlanta-1996 quando tinha apenas 15 anos, negou que encerrará a carreira. “Não competirei nas Olimpíadas de Pequim, mas seria muito difícil para mim não competir jamais”, complementou.