A polonesa Kamila Skolimowska, campeã olímpica no arremesso de martelo nos Jogos Olímpicos de Sidney, morreu na última quarta-feira na localidade portuguesa de Vila Real de Santo Antônio. A atleta faleceu durante o período de concentração da seleção polonesa na região.
O diretor geral da Federação Polonesa de Atletismo, Jan Slezak, classificou o acontecimento como “uma grande tragédia”. De acordo com ele, as causas da morte da atleta de 26 anos serão esclarecidas apenas após a realização da autópsia, que acontece ainda nesta quinta-feira, em Faro.
Kamila Skolimowska passou mal durante uma série de exercícios na sala de musculação e perdeu os sentidos. Ela foi reanimada por dois de seus companheiros e conseguiu caminhar para a ambulância. No trajeto até o hospital, voltou a desmaiar. A atleta não reagiu às tentativas de reanimação da equipe médica e morreu.
Segundo o atleta Szymon Ziolkowski, que acompanhou Skolimowska até o hospital, os médicos suspeitam de ataque cardíaco. Nos Jogos Olimpícos de 2000, ela surpreendeu a todos e conquistou a medalha de ouro com um lançamento de 71,16m com apenas 17 anos.