Menu
Mais Esportes

Câmara aprova projeto pró-olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro

Arquivo Geral

17/06/2009 0h00

Mais uma mostra de compromisso do poder público com o sonho das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro foi dada nesta quarta-feira. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que institui o Ato Olímpico. É um projeto para assegurar garantias a candidatura da cidade carioca para se tornar sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, honra que disputa contra Madri, Chicago e Tóquio. O anúncio será no dia 2 de outubro deste ano, em Copenhagen, Dinamarca.


O Ato Olímpico consiste em resoluções que visam viabilizar uma organização mais segura dos jogos. Uma ajuda que vai desde a facilitação da entrada de estrangeiros ligados ao comitê organizador, com a liberação da necessidade do visto de trabalho e isenção de taxas ou outros encargos, até a disponibilização de serviços como segurança, saúde, vigilância sanitária, alfândega e imigração a custo zero.


O projeto autoriza ainda o governo a destinar recursos para cobrir eventuais déficits operacionais do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, ouvidos os ministérios do Esporte; do Planejamento, Orçamento e Gestão; e da Fazenda.


Segundo o presidente da Câmara, Michel Temer, o projeto foi aprovado num consenso entre oposição e situação. “Todos tiveram a sensibilidade de perceber a importância do projeto para a cidade do Rio de Janeiro e para o País. Isso mostra a consonância da Câmara com a sociedade”, afirmou o deputado. Antes de chegar ao Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, a proposta ainda passará pelo Senado Federal.



    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado