O mineiro Bruno Soares colocou seu nome na história entre os maiores tenistas do Brasil. Nesta quinta-feira (6), ele entrou em um seleto grupo de jogadores nacionais com título de torneio de Grand Slam, ao conquistar, ao lado da russa Ekaterina Makarova, a chave de duplas mistas do Aberto dos Estados Unidos, o US Open. A vitória na grande final veio sobre a tcheca Kveta Peschke e o polonês Marcin Matkowski, com parciais de 6/7 (8-10), 6/1 e 12-10.
Desta forma, Soares se junta a Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten e Thomaz Koch, outros tenistas brasileiros que têm títulos de Grand Slam. Esterzinha tem, ao todo, 19 conquistas nos quatro torneios mais importantes do circuito profissional, entre simples, duplas e duplas mistas. Guga foi campeão três vezes em Roland Garros enquanto Koch levantou o troféu de duplas mistas no Aberto da França de 1975 ao lado da italiana Fiorella Bonicelli.
O Brasil não era campeão de um Grand Slam desde 2001, ano em que Gustavo Kuerten venceu Roland Garros pela terceira e última vez em sua carreira. Em 2009, também na França, Marcelo Melo chegou bem perto ao alcançar a final de duplas mistas ao lado de Vania King, mas foi derrotado e prorrogou o jejum nacional.
A conquista do título em NovaIorque poderia ter sido mais tranquila para a dupla formada por Bruno Soares e Ekaterina Makarova. Depois de perder o primeiro set de partida em um tie-break apertado, a parceria dominou a segunda parcial e chegou embalada ao terceiro set.
No super tie-break, Soares e Makarova abriram quatro pontos de vantagem sobre Peschke e Matkowski, mas vacilaram e deixaram seus rivais se recuperaram. A dupla europeia chegou a ter chances de fechar o jogo, mas o brasileiro e a russa se defenderam bem, retomaram a frente do placar e garantiram o título inédito na carreira dos dois.
“Estivemos perto da derrota por uns 30 segundos, mas conseguimos reagir. Tomara que possa jogar novamente ao lado de Ekaterina”, disse o mineiro, pouco antes de receber o troféu.
O melhor desempenho de Soares em Grand Slam antes do torneio nos Estados Unidos era a semifinal do Aberto da França de 2008, jogando ao lado do sérvio Dusan Vemic. Na ocasião, perderam para Pablo Cueva e Luis Horna. Outros quatro jogadores brasileiros, Cláudia Monteiro, Cássio Motta, Jaime Oncins e Marcelo Melo, também chegaram a uma final dos quatro torneios mais importantes do calendário, mas acabaram derrotados.