O brasileiro Bruno Senna já sabe que encontrará enormes dificuldades em sua primeira visita ao Uruguai, no circuito urbano de Punta del Este, palco da terceira etapa da Fórmula E, que vai acontecer neste sábado. Para o piloto da Mahindra Racing, as características da pista serão os maiores obstáculos durante a corrida.
“Vai ser treta. A pista é rápida e estreita”, analisou Bruno, que ainda não conquistou pontos na nova categoria. Em sua conturbada estreia em Pequim, o brasileiro sequer conseguiu participar da tomada classificatória e teve de abandonar com a suspensão quebrada logo na primeira volta. Em seguida, na corrida de Putrajaya, na Malásia, envolveu-se em acidente quando brigava pelo terceiro lugar nos instantes finais da corrida.
Senna chegará na quinta-feira ao balneário uruguaio com poucas informações no que diz respeito ao traçado de 2,8 quilômetros montado na Playa Brava. A pista apresenta pouco mais de 20 curvas, mas que são velozes e retas, sempre cercadas de perto por muros e barreiras de proteção.
“O arquivo da pista só me chegou hoje e nem pude trabalhar direito no simulador. Mas é muito diferente das anteriores, porque é mais aberta. Como é ao lado da praia, isso significa muito vento e areia. E tem duas curvinhas lentas, ainda mais lentas que o grampo de Putrajaya”, descreveu Bruno.
Maior novidade do automobilismo em 2014, a F-E segue atraindo pilotos egressos da Fórmula 1, que são a maioria no grid de 20 carros. Na etapa uruguaia, mais um complementará o time. Trata-se do francês Jean-Eric Vergne, que pilotará pela Andretti Racing, como companheiro de Franck Montagny.
“É sempre bom contar com pilotos da qualidade dele. Só aumenta o prestígio da Fómula E. Ele será bem-vindo, mas acho que terá um pouco de dificuldades a princípio porque os carros são completamente diversos”, contou Bruno Senna.
Como é de costume na Fórmula E, toda a programação será realizada em apenas um dia, com dois treinos livres, o qualificatório que definirá as posições de largada e a prova. Serão 20 voltas, com início marcado para as 16 horas (de Brasília), deste sábado.