Uma final de atletas convidados na etapa mais perigosa do Ciruito Mundial (WTC). Depois de três anos sem ter um brasileiro na final, Bruno Santos, está na final do Billabong Pro, em Teahupo, no Taiti. O surfista brazuca se classificou ao bater o norte-ameircano CJ Hobgood, campeão do mundo em 2001. Bruno vai pegar a sensação do campeonato deste ano, o taitiano Manoa Drollet.
Para chegar a final tanto Bruno quanto Drollet despacharam grandes nomes como o brasileiro Adriano de Souza (Mineirinho), o norte-americano Tim Reyes e os australianos Taj Brurrow e Tim Fanning, esse atual campeão mundial.
Mandando tubos, tanto CJ quanto Bruninho finalizaram as suas séries. Porém os juízes gostaram mais da manobra do brasileiro dando a nota 9,17 contra 8,17 do norte-amircano.
Já Maona, local, estava surfando em casa e, portanto, conhecia muito bem as ondas de Teahupo. Em cima de Joel Parkinson, Drollet ganhou com uma virada na última onda. As notas foram, um 10 para Drollet na primeira bateria contra 1,17 do Australiano. Na segunda bateria as notas foram, um 8,33 contra 1,07. O australiano ainda trocou a pior por um 6,17, mas não foi suficiente.
História
A última vez que um brasileiro chegou a final do circuito do WTC foi em 2002,. quando Neco Padaratz ganhou a competição.