O mundo do tênis está de luto. Faleceu neste domingo a britânica Elena Baltacha que lutava contra um câncer de fígado, aos 30 anos. Com carreira marcada por superação de barreiras, a atleta havia anunciado seu diagnóstico há dois meses e terá evento beneficente em sua homenagem no mês de junho.
Ainda com 19 anos, a tenista já havia sido diagnosticada com “colangite esclerosante primária”, doença crônica do fígado que compromete o sistema imunológico. Apesar das dificuldades impostas pela enfermidade, Baltacha alcançou sua melhor posição no ranking em setembro de 2010, quando foi a número 49 do mundo. Além disso, ainda conquistou 11 títulos de ITFs e foi convidada a defender a Grã-Bretanha nas Olímpiadas de Londres, em 2012. A aposentadoria chegou no ano seguinte.
Na última semana, foi anunciada a realização de um evento beneficente em homenagem à Baltacha. Exaltando a luta contra o câncer, a solenidade batizada de “The Rally for Bally” é organizada pelo também britânico Andy Murray. Apesar do falecimento da tenista, a Federação de Tênis Britânica confirma a realização do evento no dia 15 de junho. Martina Navratilova e Tim Henman também estarão presentes.