Ainda fora da Fórmula 1 depois de ter sido banido do esporte, Flavio Briatore voltou a rasgar elogios ao espanhol Fernando Alonso, um dos pivôs de suas polêmicas com a Renault. Depois de ter chefiado o atual piloto da Ferrari por duas vezes na Renault e observar seu desempenho no time italiano, ele afirmou que o bicampeão do mundo tem tudo para ser o melhor piloto de toda a história da categoria.
Briatore segue sem envolvimento com a Fórmula 1 a não ser como espectador. Ele acredita que pode voltar a trabalhar com Alonso algum dia, ainda que não tenha sinalizado com um retorno à F-1.
“Fernando merece ser o melhor piloto da história. Ele decidiu ficar na Ferrari até terminar sua carreira e espero que a equipe lhe dê um carro que possa ganhar mais títulos que (Michael) Schumacher”, afirmou o ex-dirigente, à rádio espanhola Onda Cero.
“Existem cinco ou seis pilotos muito bons, e Fernando é o melhor deles. Atrás dele vem (Lewis) Hamilton, (Sebastian) Vettel, (Jenson) Button e (Mark) Webber. Se Fernando pilotasse uma Red Bull, ganharia com uma diferença enorme”, disse.
O ex-chefe da Renault relembrou a temporada 2005, quando Alonso venceu o seu primeiro título com a escuderia francesa, enaltecendo a amizade com o piloto espanhol pelo tempo que trabalharam juntos.
“Alonso antes de nada é um amigo, nos conhecemos desde dez ou 12 anos. Trabalhamos juntos por muito tempo e sigo tendo uma boa relação com ele. É uma pessoa especial porque não é só um grande piloto, mas um garoto normal, muito modesto, sincero de verdade”, elogiou.
“Quando você trabalha com um campeão fica tudo mais fácil. Entre nós, houve muita cumplicidade, que é algo muito importante. Ganhamos o Mundial de forma incrível, o primeiro título com a Renault foi um milagre”, relembrou.