O ex-chefe da Benetton e da Renault, Flavio Briatore, não deixou de opinar sobre a Fórmula 1, mesmo estando afastado da categoria. O italiano criticou a falta de emoção no principal campeonato de automobilismo e culpou os carros pela falta de ultrapassagens.
“Só é um espetáculo de verdade quando chove. Se pegarmos os seis campeões mundiais e colocá-los em carros da GP2, seria mais divertido”, declarou em entrevista a emissora italiana Sky Sport.
A Fórmula 1 já tentou algumas medidas para aumentar o número de ultrapassagens em 2011, com a traseira móvel e os pneus de alto desgaste da Pirelli. No entanto, as mudanças não alteraram a opinião de Briatore.
“A categoria está se transformando em campeonato de carros. Com a Red Bull do ano passado, todos os melhores pilotos teriam vencido. O carro é feito em túnel de vento. Os engenheiros nem vão à pista e gastam 200 milhões de euros para fazer carros idênticos. O espetáculo está sendo penalizado”, analisou o empresário.
Briatore analisou o campeonato que irá começar no próximo domingo, em Melbourne, na Austrália, e apostou em um novo domínio da Red Bull, embora tenha exaltado o espanhol Fernando Alonso como melhor piloto.
“No ano passado, o campeonato acabou logo após a primeira corrida. Neste ano, acontecerá o mesmo: a McLaren está a 0s2 da Red Bull, a Mercedes a 0s3 e a Ferrari e Lotus a 0s4 ou 0s7. A diferença de 0s2 é como um placar de 2 a 0 no futebol. O Messi da Fórmula 1 é Alonso, mas se o carro não for competitivo, ele não vai a lugar algum”, comentou.