Neste sábado, o norte-americano Brendan Hansen bateu o recorde mundial da prova masculina dos 200 metros peito. Nadando em casa durante o Campeonato Norte-Americano de Verão, ele registrou a marca de 2min08s74, baixando a própria marca em quase três décimos.
O recorde anterior já durava dois anos e havia sido registrado na seletiva norte-americana para as Olimpíadas de Atenas. Na terça-feira, o próprio Hansen já havia feito o melhor tempo do mundo na prova dos 100 metros peito, com 59s13.
“Essa prova (200 metros) é o meu xodó. É a minha especialidade desde que eu era garoto. Sabia que eu estava bem depois de competir nos 100 metros”, disse Hansen, que completou a prova à frente de Eric Shanteau e Scott Usher.
O recordista deve ser um dos favoritos dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Pequim em 2008. Em 2004, ele não foi tão bem, conquistando a prata nos 100m e o bronze nos 200m. O japonês Kosuke Kitajima ficou com o ouro nas duas oportunidades.
Atualmente, Hansen lidera o ranking mundial na prova mais curta. Na outra, ele é o décimo melhor da atualidade, segundo a Fina.