O brasiliense Marílson Gomes dos Santos conquistou nesta quinta-feira sua primeira medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos. Na prova dos 10 mil metros em Guadalajara, ele foi absoluto e garantiu a vitória com o tempo de 29min00s64, à frente do mexicano Juan Carlos Romero e do brasileiro Giovani dos Santos, que completou o pódio no Estádio Telmex de Atletismo.
Tricampeão da São Silvestre, ele já havia participado de dois Jogos Pan-americanos sem ser o primeiro colocado de uma prova. Tanto em Santo Domingo-2003, como no Rio de Janeiro-2007, ele ficou com a medalha de prata nos 10 mil metros e a de bronze nos 5 mil metros. Em Guadalajara, ele não disputa a prova em que já ficou duas vezes na terceira posição.
Com sua primeira medalha de ouro do Pan garantida, Marílson deve começar a se preparar para conquistar uma vaga na maratona das Olimpíadas de Londres-2012, em que acredita ter mais chances de medalha do que nas provas de pista. Como não completou a Maratona de Chicago, em que programava fazer o índice, deve disputar a prova de Roterdã no início do próximo ano em busca da marca necessária.
Já Giovani dos Santos deixa Guadalajara com uma medalha de bronze em sua primeira participação nos Jogos Pan-americanos. Na prova desta quinta-feira, ele já comemorava o feito a poucos metros da linha de chegada, quando teve que acelerar o ritmo da corrida para não ser ultrapassado pelos norte-americanos James Maynard Strang III e Ryan Patrick Vail, que tentaram garantir a medalha no sprint final.